10.8.11

CONFLITOS DO LIVRO "A CABANA" COM A BÍBLIA

Qual é a sua visão da Bíblia? Ela é inspirada? Infalível? Inerrante? Se você já tomou "o caminho elevado" das Sagradas Escrituras, nosso uso delas para combater algumas afirmações sobre quem é Deus no livro A cabana vai ser bem recebido. Se, porém, você afirmasse com a boca uma visão nobre da Bíblia mas, na "Hora H", não permitisse que ela afronte suas "heresias de estimação", você estaria sendo hipócrita.

A Bíblia, por ser inspirada (2 Tm. 3.16na sua forma original - nos seus manuscritos (MSSoriginais - significa que ela foi "soprada" por Deus. Aliás, Deus utilizou as personalidades, estilos e contextos de cada autor para registrar as palavras exatas que Ele quis registrar. Por isso Jesus levou à sério até cada "˜" e "," na Palavra quando Ele disse: "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." Resumindo, a Bíblia é digna da nossa confiança, tanto na sua forma original - que não temos em mãos - como nas cópias dos MSS originais e nas traduções que temos hoje.
Apesar do nojo que os falsos mestres da Igreja Emergente produzem na gente, pelo menos eles abrem o jogo com seus livros como, por exemplo, Love wins por Rob Bell. Para um cristão estudioso, as suas heresias são óbvias. Portanto, temos até mais respeito para um falso mestre que se identifica como falso mestre do que uma pessoa que afirma uma coisa, mas pratica outra. Esperamos que você seja o tipo de cristão que vai responder bem às seguintes argumentos - da Palavra de Deus - contra algumas heresias no livro A cabana!

1) "Mas então", ele parou, esforçando-se para se manter racional. "Por que tanta ênfase em você ser um pai? Quero dizer, este parece o modo como você mais se revela."

"Bem", respondeu Papai, dando-lhe as costas e ocupando-se na cozinha. "Há muitos motivos para isso, e alguns são muito profundos. Por enquanto, deixe-me dizer que, assim que a Criação se degradou, nós soubemos que a verdadeira paternidade faria muito mais falta do que a maternidade. Não me entenda mal, as duas coisas são necessárias, mas é essencial uma ênfase na paternidade por causa da enormidade das conseqüências da ausência da função paterna" (p. 84).

Isto contradiz Isaías 9:6; João 10:30.

2) "Jamais pense que o que meu filho optou por fazer não nos custou caro. O amor sempre deixa uma marca significativa", ela declarou, baixinho e gentilmente. "Nós estávamos lá, juntos."

Mack ficou surpreso. "Na cruz? Espere aí, eu pensei que você o tinha abandonado. Você sabe: 'Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?' Era uma citação das Escrituras que
freqüentemente assombrava Mack na Grande Tristeza.

"Você não entendeu o mistério naquilo. Independentemente do que ele sentiu no momento, eu nunca o deixei(p. 86).

Isto entra em contradição com Isaías 53.4, 10Mateus 27:46; 2 Coríntios 5:21.







3) "Você, por outro lado, foi criado para ser amado. 




Assim, para você, viver como se não fosse amado é uma limitação, e não o contrário."







Mack assentiu, não porque concordasse completamente, mas sinalizando que entendia 
e estava acompanhando. O que ela (B&A: Papai
) dizia era bastante simples.





"Viver sem ser amado é como cortar as asas de um pássaro e tirar sua capacidade de voar. Não é algo que eu queira para você" (p. 87).









4) “Não se sinta obrigado a coisa alguma. Isto não conta ponto algum por aqui. Continue fazendo o que você quer fazer”  (p. 89).

Isto entra em contradição com a 1 Coríntios 4.2, com Isaías 13.11 e Efésios 5.5-6.

5) "Mais ou menos, mas aqui não é a escola dominical. É uma aula de vôo. Mackenzie, como você pode imaginar, há algumas vantagens em ser Deus. Por natureza, sou completamente ilimitada, sem amarras. Sempre conheci a plenitude. Minha condição normal de existência é um estado de satisfação perpétua", disse ela, bastante satisfeita. "É apenas uma das vantagens de Eu ser Eu" (p. 89).








6) “Existe uma porção de gente que imagina que ele (o Éden) foi apenas um mito. Ora, este erro não é fatal. Rumores da glória estão muitas vezes ocultos no interior do que muitos consideram mitos e contos”  (p. 134).

Isto contradiz a 2 Pedro 1:16.

7) ”[Seu coração] é bravo e belo e perfeitamente em progresso”  (p. 138).

Isto contradiz Jeremias 17:9 e Marcos 7:21-23.

8) “Impor minha vontade sobre alguém é exatamente o que o amor não faz”... O verdadeiro amor nunca força”  (pp. 145, 190).


9) “Nosso destino final não é a imagem do céu que se tem na cabeça... Você sabe, a imagem de portões de pérolas e ruas de ouro”. (p. 177).

Isto contradiz Apocalipse 21-22.

10“Minha igreja se preocupa demais com as pessoas e a vida se resume em relacionamentos... Você não pode construí-la. Eu não crio instituições... nunca, nunca, farei isto”  (pp. 178. 179).

Isto contradiz Atos 2:41-4213-14.

11) “Aqueles que me amam vêm de cada sistema que existe. São budistas ou mórmons; batistas ou muçulmanos; democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer manhã dominical ou de instituições religiosas... Não tenho pretensão alguma de torná-los cristãos”  (p. 182).

Isto contradiz Atos 4:1226:28.

12) “Pela sua morte e ressurreição, agora estou totalmente reconciliado com o mundo... O mundo inteiro... Em Jesus, perdoei todos os humanos dos seus pecados contra mim... Quando Jesus perdoou os que o cravaram na cruz, eles já não tinham mais dívidas, nem eu”  (pp. 192, 225).


13“A Bíblia não nos ensina a seguir regras...  forçando regras, especialmente em suas expressões mais sutis, como responsabilidade e expectativa; esta é uma vã tentativa de criar certeza ou incerteza... É por isso que não se encontra a palavra responsabilidade nas Escrituras ... Porque não tenho expectativaa, ninguém me decepciona” (pp. 197, 203, 206).

Isto contradiz a 1 Coríntios 4:22 Coríntios 5:18. Somente em Efésios 4-6, existem pelo menos 80 obrigações específicas, as quais os crentes são exortados a cumprir.

14)“Não pratico humilhação, nem culpa, nem condenação”.  (p. 223).

Nenhum comentário: